O primo Nelson Filho precisa de ajuda. Ele emprestou para o blog Família Azevedo um precioso álbum de família que contém muitas fotos do período em que seu pai, Nelson Cardoso da Silveira, serviu na FEB – a legendária Força Expecionária Brasileira que lutou na Itália para defender a democracia e libertar o mundo do nazismo e do fascismo na 2.ª Guerra Mundial (1939-1945). O álbum guarda muitos outros registros antigos da família e nem todos o Nelson conseguiu identificar os personagens que neles aparecem. Abaixo estão selecionadas 42 fotos históricas, devidamente numeradas, que precisam ser descritas, assim como as ocasiões em que foram tiradas: quem são os personagens que aparecem nelas? Quando? Onde? Você aparece em alguma ou tem lembranças pessoais? Aceite o desafio e poste sua contribuição no grupo de WhatsApp da _”Nossa Grande Família”_, mencionando sempre o número correspondente da(s) foto(s) que você escolher. As contribuições serão úteis para legendar cada uma delas. Ajude o Nelson.
42 fotos antigas da família. Você é capaz de identificar os personagens?
Veja também:
Recentes
João Marques e Felippe: genro, sogro, sócios (Parte I)
25 de junho de 2023
42 fotos antigas da família. Você é capaz de identificar os personagens?
8 de janeiro de 2023
O Natal de 1956
28 de novembro de 2022
4 comentários em “42 fotos antigas da família. Você é capaz de identificar os personagens?”
Sou Fernando Azevedo. Meu avô se chamava José Fernandes de Azevedo e veio do Jardim do Seridó/RN no início do século XX. Será que tem alguma relação com esta família? Saudações!
Olá, Fernando! De fato, olhando apenas pelo sobrenome “Fernandes de Azevedo”, parece haver ligação familiar. Entretanto, as detalhadas, seguras e bem documentadas pesquisas genealógicas que fizemos indicam que os Azevedo e os Fernandes (de Campos) retratados neste blog concentraram-se na região Sul de Minas de Gerais (Pouso Alegre, Paraisópolis, Camanducaia, Consolação…) e nos municípios paulistas de Nazaré Paulista, Bragança, Atibaia. Os registros mais antigos remetem para fins do século 17 e início do século 18 quando por aqui chegaram de Portugal (região de Braga) os primeiros Azevedo. Nos nossos estudos não encontramos ligações com os ramos que se radicaram no Nordeste, embora sejam numerosos especialmente em Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Sou de Fortaleza-Ceará, meu avô materno chamava-se Antônio Henrique de Azevedo, quando ele faleceu eu era muito novo, então não consegui conversar sobre a origem da família Azevedo. Ele morava no interior do Ceará no município de Itapipoca.
Não creio que haja ligação com o ramo Azevedo objeto do nosso blog.