Joaquim Cardoso da Silveira Filho, familiarmente tratado por Cardoso, ou Cardosinho, nasceu em 22 de maio de 1945, em Santo Antônio da Platina. É o último filho de Joaquim Cardoso da Silveira e Maria Justina de Azevedo Silveira.
Segundo o pai, foi seu maior herdeiro, pois que recebeu seu nome (por obra e arte de Dudu Cardoso, que providenciou o registro de nascimento e apresentou ao pai o fato consumado. O pai, que por modéstia era contrário a que isso fosse feito, terminou contente com a homenagem).
De 1949 a 1956 a família residiu em Curitiba, em virtude de seu pai Joaquim Cardoso da Silveira haver assumido uma cadeira de deputado na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná.
Nesse período, Cardoso iniciou o primário no Grupo Escolar Professor Brandão e prosseguiu no Centro Educacional Guaíra. De volta à terra natal no começo de 1956, concluiu o primário na Escola de Aplicação, anexa à Escola Normal Anete Macedo. Iniciou em 1957 o curso ginasial no Colégio Estadual Rio Branco. Em 1963 transferiu-se para Curitiba, concluiu o ginasial no Colégio Iguaçu, prestou em 1964 o serviço militar na Companhia do Quartel General da 5ª Região Militar e cursou o Científico no Colégio Estadual do Paraná. Em 1968 iniciou o curso de Direito da Universidade Federal do Paraná, concluído em 1972.
Ingressou na Companhia Paranaense de Energia – Copel em 1968 e encerrou sua carreira na empresa em 1995, como advogado. Casou-se em primeiras núpcias com Anitta Abramovici Cardoso da Silveira, em 1969, e tiveram dois filhos: Guilherme Abramovici Cardoso da Silveira tem uma neta, Gabriella Rothert Abramovici Cardoso da Silveira) e Maura Abramovici Cardoso da Silveira.
Viúvo a partir de 1988, casou-se em segundas núpcias, em dezembro de 2003, com Lili Morva Cardoso da Silveira
Colabora regularmente com o jornal Tribuna Platinense. Assina seus textos como Cardoso Filho, adotado ainda na adolescência por sugestão de seu irmão Nelson Cardoso, quando incursionou pelo rádio em rápidas passagens pela Rádio Difusora Platinense (fazia um programa esportivo em parceria com Édcio Coelho Ribeirette) e, hoje extinta, Rádio Guayracá, de Curitiba.