Apresentando o blog

Felippe Fernandes de Azevedo
Felippe Fernandes de Azevedo

Quem não conhece o passado, não entende o presente.

Com base neste axioma, propusemos a criação do blog Família Azevedo visando a abrir espaço para informações genealógicas, história, fotos antigas e atuais e ao acervo documental que hoje possa estar nas gavetas de muitos de nós. Serão publicados também textos de colaboradores, comentários e contribuições diversas acerca principalmente de assuntos sobre o nosso passado e sobre o presente.

O objetivo é não apenas incrementar a interação familiar, mas também despertar e aprofundar nossos laços e o sentido de pertencimento ao notável clã Azevedo que se formou a partir do patriarca Felippe Fernandes de Azevedo – o mineiro que, ainda criança, trazido pelos pais Joaquim e Justina, aportou em terras paranaenses pelos idos de 1850.

Este blog, é claro, não substitui o grupo de WhatsApp “A grande família” que nos une todos os dias e a qualquer hora para troca de informações rápidas, muito diálogo e onde, até mesmo, manifestamos com liberdade e respeito nossas opiniões políticas. O blog vem para complementar estar interação, com a vantagem de tornar mais perene o conhecimento, a guarda e o compartilhamento da rica memória da família.

O projeto estará sempre em construção e poderá ser aperfeiçoado continuamente com sugestões e contribuições de todos nós. Inicialmente, o conteúdo está dividido em quatro categorias:

Nossa história – Reúne textos, fotos e documentos sobre as origens da nossa família.

Cardosinho Jones – Reproduz textos de autoria de Joaquim Cardoso da Silveira Filho (o Cardoso ou Cardosinho) quando ele e o Fabrício Cardoso da Silveira (o Fibos) mantiveram no início dos anos 2000 um site dedicado ao ramo Cardoso da Silveira. Os textos e fotos foram fruto de lembranças pessoais e de extensa pesquisa realizada por ambos em arquivos documentais e álbuns fotográficos.

Álbum de família – Nesta categoria destina-se à publicação de fotos históricas da família a partir de um processo ainda em curso de escaneamento de preciosos registros preservados pelos parentes.

Colaboradores – Destina-se a publicar textos produzidos por membros da família que se interessarem em compartilhar com todos suas lembranças, informações, fotos e informações que considerarem relevantes. O material poderá ser remetido aos e-mails pessoais de Nelson (nelson@familiazevedo.com.br) e Fabricio (fabricio@familiazevedo.com.br).

Junte-se ao nosso projeto. Sinta-se à vontade para contribuir, comentar, sugerir, criticar…

Editor: Celso Nascimento, com participação de Nelson Filho e Fabricio

Veja também:

8 comentários em “Apresentando o blog”

    1. Este blog dá muitas informações sobre a família Azevedo quanto ao ramo a que pertenço. Existem muitas outras famílias com o sobrenome Azevedo, não necessariamente parentes entre si.

    2. Rogerio Alencar Azevedo

      Sou Rogerio Alencar Azevedo, nascido em 06/02/1960, filho de Múcio Azevedo, nascido em 07/09/1923 e neto de Mateus Azevedo.

      1. Obrigado por seu interesse, mas é interessante saber: de onde vcs são? Vc viu no blog algo mais em comum além do sobrenome Azevedo que nos ligue ao mesmo ramo? São muitas as famílias Azevedo e nem sempre se comprova a relação de parentesco entre elas. Daí a necessidade de conhecer as origens, que podem, sim, ser comuns (ou não). Aguardo mais informações se possível. Mais uma vez muito obrigado por sua visita.

    1. Este blog dá muitas informações sobre a família Azevedo quanto ao ramo a que pertenço. Existem muitas outras famílias com o sobrenome Azevedo, não necessariamente parentes entre si.

  1. Matheus Azevedo, neto de Simplício Lopes de Azevedo nascido em 1939 em Minas Gerais, bisneto de Izidoro Azevedo nascido por volta de 1890 também em Minas Gerais. Muito interessante seu conteúdo, penso em procurar saber mais dos meus antepassados, suas origens, e as ramificações de nossa família!

    1. Difícil comprovar parentesco. Os Azevedo entraram no Brasil desde a época do Descobrimento; muitos se concentraram no Nordeste, outros na região Sudeste (Minas Gerais, principalmente). Azevedo é um toponímico, isto é, o sobrenome diz respeito ao lugar de origem. A tradição mais antiga aponta a localidade medieval de Azevedo, aldeia atualmente com pouco mais de 500 habitantes da região do Minho (norte de Portugal, diocese de Braga) como sendo este lugar. Importante frisar, no entanto, ser difícil comprovar sejam TODOS os Azevedo descendentes do mesmo tronco familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *